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Preparação integrada para o ENEM 2023: Linguagens, Ciências Humanas e Redação
Alexandre Delfino Xavier

Última alteração: 2023-07-27

Resumo


TÍTULO DO PROJETO

Preparação integrada para o ENEM 2023: Linguagens, Ciências Humanas e Redação


COORIENTADORES

Fernando Ruiz Rosário, Hudson Rosemberg Poceschi e Campos, Priscila Brasil Gonçalves Lacerda


COLABORADORES

Gláucia do Carmo Xavier


CAMPI:

Ibirité/Ribeirão das Neves


ÁREA (S) DO CONHECIMENTO / TEMÁTICA DO PROJETO:

Lingüística, Letras e Artes

Ciências Humanas



PÚBLICO-ALVO

O público-alvo deste projeto é constituído por estudantes dos terceiros anos dos cursos de nível médio técnico integrado em Automação Industrial, Mecatrônica e Sistemas de Energia Renovável e estudantes dos dois últimos semestres dos cursos técnicos concomitantes em Automação Industrial, Mecatrônica e Sistemas de Energia Renovável ofertados no IFMG Campus Ibirité.


JUSTIFICATIVA

No Brasil, segundo dados do Ministério da Educação (MEC), existem 13419 Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e cerca de 41% desse montante são Institutos Federais (BRASIL, 2020). Entre os Institutos Federais, a maior parte dos seus cursos técnicos ofertados se dá na modalidade integrada e presencial.

Diante do que é preconizado pela Lei de Criação dos Institutos Federais, sobre a importância de garantir ensino público e de qualidade e que permita a continuidade dos estudos (BRASIL, 2008), também é papel dos Institutos oferecer viabilidade para essa continuidade. E no Brasil, uma destas formas, quiçá a principal, para a continuidade da formação acadêmica se pelo ENEM. Por meio deste exame há possibilidade de avançar para a educação superior.

Com o advento da pandemia ocasionado pela COVID-19, no Brasil instaurou-se o Ensino Remoto Emergencial (ERE), o que trouxe muitos desafios aos processos de ensino e aprendizagem em variados sentidos e cenários. O ERE, foi conduzido no ano de 2020 e 2021, mas o retorno presencial em 2022 demonstrou uma enorme lacuna formativa em diversas áreas.  Assim, este projeto visa contribuir com discentes que almejam a continuidade de seus futuros estudos e/ou formação acadêmica a nível superior e que porventura necessitem passar pelo ENEM, tentando suprir a lacuna educacional provocada pelo ERE, promover um trabalho interdisciplinar e incentivar reflexões críticas sobre a realidade.



OBJETIVOS

Este projeto tem por objetivo oportunizar aos estudantes o aprimoramento de suas competências contempladas nos eixos cognitivos da matriz de referência do Enem, os quais são comuns a todas as áreas de conhecimento. Entre os objetivos específicos, destacamos a possibilidade de (a) revisar conteúdos presentes em questões de Linguagens e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas de edições anteriores do Enem; (b) apresentar estratégias de resolução de questões; (c) fomentar discussões sobre temas transversais que sejam interessantes para formação integral do estudante com foco no Enem; (d) minimizar eventuais deficiências curriculares e/ou prejuízos provocados pelo ERE; (e) estimular os estudantes a darem continuidade a seus estudos; (f) trabalhar de modo interdisciplinar, articulando os conhecimentos das áreas Linguagens e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e (g) estimular os estudantes para o exercício de reflexões críticas e propositivas sobre a realidade que os cerca.


METODOLOGIA

As atividades de preparação integrada para o ENEM 2023 previstas neste projeto acontecem entre junho e novembro de 2023, presencialmente, em uma sala do Campus Ibirité, habitualmente no horário das 13h às 14 horas e, tem enfoques integrados e abordagens alternadas. Atividades esporádicas em sábados letivos e eventos escolares (como a Semana de Arte, Cultura, Esporte e Lazer do Campus Ibirité) são também consideradas.

As atividades estão sendo desenvolvidas em quatro frentes distintas: a) resolução conjunta de questões de múltipla escolha das provas de Linguagens e Ciências Humanas de edições anteriores do Enem; b) roda de conversa sobre temas diversos, conectados com a realidade social brasileira da atualidade, tendo como suporte textos (acadêmicos, jornalísticos ou literários) e/ou vídeos curtos; c) sessões de cinema comentado, ampliando o repertório sociocultural e a compreensão crítica dos estudantes acerca da realidade; e d) correção de simulados de redações do Enem e plantão/atendimento para sanar dúvidas das correções desses simulados.

As atividades desenvolvidas nas frentes a), b) e c) têm vagas limitadas em razão da capacidade de lotação das salas do campus e da viabilidade de participação efetiva dos estudantes. Caso a demanda exceda o número de vagas - o que não ocorreu ainda -, as atividades poderão ser repetidas na semana seguinte, mediante a organização de uma lista de espera.

Todos os estudantes do campus perfilados como público-alvo puderam se inserir , mediante inscrição, em uma página da Plataforma Moodle destinada ao compartilhamento de material, entrega de registros e atividades para correção e à comunicação entre orientador, coorientadores, bolsistas e estudantes atendidos pelo projeto.


As atividades desenvolvidas na frente a) serão planejadas e desenvolvidas de maneira alternada pelos professores envolvidos no projeto e seus respectivos bolsistas. As frentes b) e c), por sua vez, serão feitas de modo integrado, com planejamento e execução realizados em conjunto por professores e bolsistas das diferentes disciplinas que estão envolvidas neste projeto, a fim de fortalecer o seu caráter multidisciplinar. Já as atividades da frente d) receberão maior atenção do docente responsável pela disciplina Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e por seus bolsistas.


RESULTADOS E IMPACTOS ESPERADOS/ OU OBTIDOS

O projeto já desenvolveu duas atividades integradas. O mês do orgulho LGBTQIA+ fomentou uma série de atividades sobre essa temática. Houve uma simulação da Organização de Debates do Instituto Federal - ODIF (IFMG - Campus Ibirité) focada na discussão sobre “A desumanização dos indivíduos LGBTQIA+”, uma roda de conversa com o artista trans Pie Ta e uma sessão de cinema comentado do filme “Carol” (2015). Essa sequência foi finalizada com a proposta de um simulado de redação do ENEM com o tema “Desafios para se combater a LGBTQIA+fobia no Brasil” para que os estudantes envolvidos pudessem mobilizar o repertório sociocultural aprimorado ao longo das atividades anteriores.


A segunda atividade integrada se agregou em torno da Semana de Arte, Cultura, Esporte e Lazer do IFMG Campus Ibirité, que aconteceu no mês de julho. Novamente, houve uma simulação da Organização de Debates do Instituto Federal - ODIF (IFMG - Campus Ibirité), desta vez focada na discussão sobre “Políticas públicas de valorização da arte e da cultura”, o que se seguiu de uma proposta de um simulado de redação do ENEM com o tema “Artes para todos no Brasil”. A ideia, mais uma vez, foi dar oportunidade aos estudantes de otimizar esforços, tirando proveito das atividades desenvolvidas na escola para fazerem reflexões propositivas que ganhem materialidade nas redações de treinamento.


Espera-se que, ao final das atividades preparatórias, os discentes participantes tenham ampliado os seus conhecimentos e aprimorado competências  que lhes auxiliem a ter bons resultados nas demandas da redação e das áreas de Linguagens e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas no Enem 2023. Ademais, para além desse resultado, ainda podem ser muito importantes os ganhos do processo: aprimorar a capacidade de interpretação crítica da realidade, de articulação de conhecimentos, de construção de argumentação consistente e, especialmente para os bolsistas do projeto, de trabalho em equipe. Essas são competências fundamentais para o exercício de qualquer profissão e para diversas vivências.