Última alteração: 2023-07-27
Resumo
Considerando o contexto desafiador de ensinar Eletromagnetismo logo no primeiro ano dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio no IFMG - Campus Ibirité, o presente projeto adaptou e desenvolveu experimentos de baixo custo, utilizando materiais e equipamentos disponíveis no acervo do campus. Em busca de uma aprendizagem significativa, as atividades práticas foram conduzidas de maneira a promover discussões colaborativas entre pares, estimulando os estudantes a questionar, propor respostas e encontrar semelhanças entre os experimentos e situações do seu cotidiano. Após a realização das atividades experimentais, diagnósticos foram realizados para compreensão do estágio de aprendizagem dos alunos. Nesta etapa também foi disponibilizado espaço para exposição de opiniões, críticas e sugestões dos estudantes a respeito da metodologia empregada, o que permitiu avaliar o processo e aperfeiçoar os ensaios didáticos. A coleta de dados indicou que, de modo geral, os estudantes sentiram-se motivados e entusiasmados ao longo das atividades, visto que foram sujeitos atuantes no processo, o que refletiu positivamente na estruturação e consolidação de conceitos complexos da Física.