Submissões online
Já possui um Login/Senha de acesso à Sistema Online de Conferências - IFMG Campus Bambuí?
Acesso
Não possui Login/Senha?
Inscrições
A inscrição, criando seu login e senha, é obrigatória para submissão de documentos online e acompanhar a situação de submissões.
Diretrizes para Autores
Somente serão aceitos artigos em conformidade com o formato exigido pelo evento. É recomendável utilizar um dos modelos a seguir:
- LibreOffice
- Microsoft Word
- LaTeX
O resumo expandido deverá ter no máximo 5 (cinco) páginas. O artigo completo deverá ter no máximo 20 (vinte) páginas. Os nomes dos autores devem ser REMOVIDOS, não podendo haver qualquer referência aos autores do trabalho.
ESTRUTURA
A estrutura do resumo e artigo completo deverá conter os seguintes itens:
- Título
- Resumo
- Palavras-chave
- Introdução
- Referencial teórico (dispensável para trabalhos de revisão bibliográfica e resumo expandido)
- Material e Métodos/Metodologia (dispensável para trabalhos de revisão bibliográfica)
- Resultados e Discussão (dispensável para trabalhos de revisão bibliográfica)
- Conclusões
- Agradecimentos
- Referências Bibliográficas
- Título do Trabalho em inglês (dispensável para resumo expandido)
- Abstract (dispensável para resumo expandido)
- Keywords (dispensável para resumo expandido)
Outros elementos pós-textuais como apêndices e anexos são opcionais, desde que não excedam os limites de páginas estabelecidas para cada modalidade.
FORMATAÇÃO
As margens devem ser: superior e esquerda 3,0 cm; direita e inferior 2 cm e espaço interlinear de 1,5.O tamanho de página deve ser A4, impreterivelmente. O artigo deve ser convertido em PDF para ser submetido aoevento. O tamanho do arquivo não deve ultrapassar 5Mb.
- Título: deverá ser na fonte Times New Roman 12 em negrito e centralizado.
- Resumo: deverá ser fonte Times New Roman 12. Os trabalhos deverão ser acompanhados de resumos em português (sem parágrafo, justificado e espaçamento simples), de 3 a 5 palavras chaves, alinhadas à esquerda, em português e separadas por ponto final.
- Palavras chaves: logo abaixo do resumo devem ser informadas as palavras-chave, em número de três a cinco, em português, separadas por ponto final com primeira letra de cada palavra em maiúscula e o restante em minúsculo. Utilizar fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento entre linhas simples, com alinhamento à esquerda.
- Numeração de páginas: a numeração de página deve estar na margem superior alinhada à direita, com tipo de fonte Times New Roman, tamanho de fonte 10 (dez), iniciando a numeração a partir da primeira página do trabalho.
- Títulos das sessões: os títulos das sessões do trabalho devem ser posicionados à esquerda, em negrito, numerados com algarismos arábicos e sem ponto final após o número da sessão.Deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito. Os títulos das sessões principais como Resumo, Introdução, Materiais e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos e Referências Bibliográficas deverão escritos em caixa alta (maiúsculas). Os subtítulos das sessões principais (se houver) deverão ser em negrito e caixa baixa (apenas a inicial maiúscula).
- Corpo do texto: divide-se em introdução, desenvolvimento (referencial teórico, material e métodos ou metodologia), discussão dos resultados e conclusão. O corpo do texto deve iniciar imediatamente abaixo do título ou subtítulo da seção correspondente. Fonte Times New Roman tamanho 12, justificado, formatado em 1 coluna e com espaçamento entre linhas de 1,5.
- Notas de rodapé: devem ser evitadas as notas de rodapé. Somente deverão ser utilizadas quando estritamente necessário.
- Siglas: use a forma completa do nome de todas as organizações e entidades normalmente conhecidas por suas Siglas na primeira ocorrência e, nas ocorrências posteriores, basta usar a sigla. Por exemplo: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG).
- Outros: números de um a nove devem ser escritos por extenso. Termos estrangeiros e nomes de obras/programas devem ser marcados em itálico.
- Agradecimentos: quando houver agradecimentos o mesmo deve ser inserido após a conclusão do trabalho precedidos pelo título "Agradecimento".
- Referências: O título "Referências" deve ser centralizado fonte Times New Roman 12. As referências bibliográficas devem ser representadas em ordem alfabética e conter todos os dados necessários à sua identificação conforme a norma NBR 6023/2002 ABNT.
- Title: título traduzido para a língua inglesa, seguindo a mesma formatação do título em português, exposto anteriormente.
- Abstract: é o resumo traduzido para a língua inglesa, colocado abaixo do título em inglês, seguindo a mesma formatação do resumo em português, exposta anteriormente.
- Keywords: logo abaixo do abstract, são as palavras-chave traduzidas para a língua inglesa, seguindo a mesma formatação das palavras-chave, exposta anteriormente.
Itens de Verificação para Submissão
- A submissão não foi publicada ainda, nem está em consideração para publicação por outra conferência (ou oferecer explicações no campo Comentários ao Diretor);
- O arquivo de submissão está no formato PDF;
- Os nomes dos autores foram REMOVIDOS, não havendo qualquer referência aos autores do trabalho.
Declaração de Direito Autoral
Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta conferência serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Planeta IFMG