Diretrizes para Autores
Chamada para Submissão de Relatos de Experiência e Ensaios Teóricos para o Seminário Saberes da Extensão - “Extensão, inclusão e diversidade” nas modalidades: (I) resumo expandido e apresentação oral, (II) texto formato completo (a ser enviado após a realização do evento).
1. Das disposições gerais
A Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) torna pública a chamada para submissão de Relatos de Experiência para o Seminário Saberes da Extensão - “Extensão, inclusão e diversidade” em formato de resumo expandido e apresentação oral.
2. Da padronização
2.1. Normas para submissão do Relato da Experiência para as modalidades (I) “resumo expandido/apresentação oral', (II) texto formato completo (a ser enviado após a realização do evento).
(I) Os resumos deverão ser submetidos pelo endereço: https://sistemas.bambui.ifmg.edu.br/open_conference/index.php/planetaifmg/2022, conforme formulário próprio, com no mínimo 4 páginas (resumo expandido).
I - Modalidade Resumo Expandido
RESUMO – em Português, redigido em um único parágrafo, apresentando de forma concisa os pontos relevantes do texto, de no máximo 250 palavras. Máximo de três palavras-chave.
FICHA TÉCNICA DA AÇÃO – Coordenador(es), Membros da equipe, Campus, Área Temática.
RELATO DA EXPERIÊNCIA – contendo introdução, desenvolvimento (fundamentação teórica e metodológica, depoimentos), resultados e discussões (considerações finais), de no máximo 4 páginas, conforme a descrição detalhada no template.
NOTAS DE RODAPÉ – apresentadas ao final das páginas, em corpo 9, podendo abranger comunicações pessoais e trabalhos em andamento (máximo de 5 linhas), não devendo conter referências bibliográficas;
GRÁFICOS, FOTOS e FIGURAS – devem ser apresentadas preferencialmente em cores, no corpo do texto com legenda. Pede-se extensão JPEG com resolução de, no mínimo, 300 dpi.
CITAÇÕES – citações diretas de até três linhas deverão vir entre aspas, seguidas do sobrenome do autor da citação em caixa alta, ano de publicação, página(s) do texto citado, colocados entre parênteses. Se o nome do autor citado integra a oração, colocar só o ano e a página entre parênteses. Caso não haja citação, mas apenas uma referência ao autor, indicar o sobrenome e, entre parênteses, o ano da publicação. Quando superior a três linhas, deverão ser destacadas por meio de recuo de 3 cm da margem esquerda, fonte menor e sem aspas, com espaço simples;
REFERÊNCIAS – Deverão figurar sob o título “Referências”, ao final do relato, as obras efetivamente citadas ao longo do texto, seguindo a Norma NBR 6023/2002 para Referências da Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Posteriormente a realização do evento, havendo interesse, os autores que tiverem realizado a apresentação no seminário poderão participar do e-book “Saberes da Extensão” - “Extensão, inclusão e diversidade” com os relatos de experiência da presente chamada, enviando o texto completo do relato de experiência, que deverá ter entre 6 a 8 páginas, conforme as regras de publicação da modalidade II.
II - Modalidade Texto formato completo
Os textos completos deverão ser enviados após a realização do evento, no e-mail: editais.proex@ifmg.edu.br , conforme o cronograma disponível no item 5.
Os textos em formato completo deverão conter no mínimo 6 páginas e no máximo 8 páginas para publicação, seguindo as seguintes orientações:
Obs. O texto completo deverá ser enviado somente após a apresentação do resumo expandido no Seminário Saberes da Extensão.
2.2. Normas para apresentação oral e SLIDES
2.2.1. Tempo de apresentação: mínimo 8 minutos; máximo 12 minutos; haverá 5 minutos extras abertos para perguntas ao final de cada apresentação oral.
2.2.2. O participante deve utilizar como base o modelo de apresentação. Não é permitido retirar as logos e escritas inseridas na parte superior dos slides, assim como o rodapé. Utilizar os slides conforme as Normas Gerais da apresentação.
2.2.3. O número de slides fica a critério do participante, mas é importante considerar o tempo de aproximadamente 1 minuto para cada slide na montagem da apresentação.
Para melhor visualização, o conteúdo da apresentação deve ser visualmente atraente, composto de um texto cuidadosamente integrado com os gráficos, tabelas e figuras e/ou fotografias. Os dados devem ser basicamente os mesmos do resumo expandido, de forma mais sintética, contendo: introdução (verificar explicação detalhada no template), desenvolvimento (fundamentação teórica e metodológica, depoimentos), resultados e discussões (considerações finais). O objetivo desse arquivo é atrair o espectador para a sessão de trabalhos no dia do evento. Por isso, tente ser sucinto e dinâmico. Use uma organização simples e lógica para dispor os assuntos.
2.2.4. Os slides devem ser claros, priorizando, quando possível, FIGURAS, ESQUEMAS, TABELAS, GRÁFICOS e QUADROS. É permitido o uso de animações ou vídeos na apresentação, dentro do limite do tempo.
2.2.5. Deve-se, sempre que necessário, referenciar as afirmações.
3. Do envio das propostas
3.1 O relato de experiência e os slides deverão ser enviados até o dia 30/04/2022 às 23:59, no endereço
https://sistemas.bambui.ifmg.edu.br/open_conference/index.php/planetaifmg/2022 com a devida revisão da língua portuguesa. O conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores.
3.2 Serão pré-selecionadas somente as propostas que enviarem o RELATO DE EXPERIÊNCIA e o SLIDE seguindo as normas de formatação estabelecidas nesta Chamada. Propostas com apenas um dos arquivos não serão consideradas.
4. Da seleção para exposição no Seminário Saberes da Extensão
4.1 As propostas enviadas serão pré-selecionadas de acordo com os seguintes critérios:
a) Atendimento às normas de publicação desta chamada pública;
b) envio de ambos os arquivos: relato de experiência e slides;
4.2 Serão aceitas as seguintes temáticas:
- Relatos de Experiência de ações extensionistas que tratem da temática de “inclusão e diversidade”;
- Ensaios teóricos sobre os conceitos e fundamentos norteadores da extensão que tratem da temática de “inclusão e diversidade”.
4.3 As propostas pré-selecionadas serão avaliadas por comissão instituída pela PROEX, que fará a seleção dos trabalhos a serem publicados nos anais e expostos na seção de apresentação oral. As propostas serão classificadas de acordo com os seguintes critérios de avaliação:
a) Caráter extensionista da ação, no caso de relatos de experiência; rigor teórico e relevância social, no caso de ensaios;
b) Impacto interno e externo, no caso dos relatos de experiência; contribuição para para a práxis extensionista, no caso dos ensaios;
c) Clareza, objetividade e coerência dos materiais;
d) Atendimento às normas de publicação definidas nas descrições de todos os itens do template.
4.3 As propostas selecionadas poderão fazer parte do e-book “Saberes da Extensão – Relatos de Experiência”, desde que atendidas as orientações especificadas no item 2. "Da padronização" - modalidade (II) texto formato completo (a ser enviado após a realização do evento), da presente chamada.
5. Cronograma
Lançamento da Chamada Pública | 28/03/2022 |
Prazo final para envio dos documentos | 30/04/2022 às 23:59 |
Pré-seleção e seleção | 15/05/2022 à 27/05/2022 |
Divulgação do Resultado | 30/05/2022 |
Realização do Seminário Saberes da Extensão e Planeta IFMG | 13, 14 e 15/06/2022 |
Envio dos textos completos para publicação do e-book | 12/07/2022 |