1. Das normas para publicação do resumo expandido

A submissão dos trabalhos de pesquisa no SIC é obrigatória para os alunos da instituição que são bolsistas. Os textos deverão ser submetidos com no máximo 7 páginas e com os seguintes requisitos:

a) Os textos devem ser encaminhados até o dia 09/05/2022 às 23:59, com a devida revisão da língua portuguesa. O conteúdo dos textos é de inteira responsabilidade de seus autores.

b) O trabalho deve ser enviado de acordo com o modelo de resumo disponível no link (CLIQUE AQUI) e deve conter, dentre outras informações:

• Informações Gerais: título da pesquisa, palavras-chave (de 3 a 5, no máximo), campus, tipo de bolsa, órgão financiador, nome dos integrantes do projeto, área de conhecimento conforme tabela do CNPq, etc.

• RESUMO, em Português, redigido em um único parágrafo, sem utilização da primeira pessoa, apresentando de forma concisa os pontos relevantes do texto. O autor deve ressaltar no texto o objetivo, método, resultados e conclusões do trabalho (utilizar, no mínimo, 300 e no  máximo, 500 palavras);

• NOTAS DE RODAPÉ (Opcional)– apresentadas ao final das páginas, em corpo 9, podendo abranger comunicações pessoais e trabalhos em andamento (máximo de 5 linhas), não devendo conter referências bibliográficas;

• GRÁFICOS (Opcional) – podem ser coloridos, no corpo do texto com legenda.

• FOTOS/FIGURAS (Opcional) – devem ser apresentadas preferencialmente em cores, no corpo do texto com legenda. Pede-se extensão JPEG com resolução de, no mínimo, 300 dpi.

• CITAÇÕES: citações diretas de até três linhas deverão vir entre aspas, seguidas do sobrenome do autor da citação em caixa alta, ano de publicação, página(s) do texto citado, colocados entre parênteses. Se o nome do autor citado integra a oração, colocar só o ano e a página entre parênteses. Caso não haja citação, mas apenas uma referência ao autor, indicar o sobrenome e, entre parênteses, o ano da publicação. Quando superior a três linhas, deverão ser destacadas por meio de recuo de 3 cm da margem esquerda, fonte menor e sem aspas, com espaço simples;

• REFERÊNCIAS – Deverão figurar sob o título “Referências Bibliográficas”, ao final do resumo, as obras efetivamente citadas ao longo do texto, seguindo a Norma NBR 6023/2002 para Referências da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

2. DAS NORMAS PARA A MOSTRA DE INFOGRÁFICOS

Os trabalhos do X SIC serão apresentados na página do II Planeta IFMG no formato de infográficos. Os autores deverão criar um arquivo de apresentação no powerpoint com apenas 1 slide no formato paisagem, seguindo o MODELO.

Um infográfico (ou gráfico de informações) é “uma representação visual de informações ou dados”. Trata-se de uma coleção de imagens, visualizações de dados, como gráficos de barras e setores, e texto mínimo capaz de fornecer uma visão geral e fácil de entender a respeito do projeto de pesquisa.

Para melhor visualização, o conteúdo do infográfico deve ser visualmente atraente, composto o mínimo de texto possível cuidadosamente integrado com os gráficos, tabelas e figuras e/ou fotografias. Os dados apresentados no Infográfico devem ser basicamente os mesmos do resumo expandido, de forma mais sintética e visual. O objetivo desse arquivo é atrair o espectador para a sessão de trabalhos no dia do evento. Use uma organização simples e lógica para dispor os assuntos, como se fosse um folder de divulgação.

Os infográficos deverão ser enviados como material suplementar juntamente com o resumo expandido pela plataforma https://sistemas.bambui.ifmg.edu.br/open_conference/index.php/planetaifmg/2022 até o dia 09/05/2022 às 23:59.

3. DA SESSÃO DE APRESENTAÇÃO ORAL

Os cinco resumos expandidos melhores avaliados pelo comitê avaliador de cada área temática serão selecionados para a sessão de apresentação oral, que acontecerá entre os dias 13 e 15 de julho.

Os trabalhos selecionados serão apresentados em sala do Microsoft Teams, divididos por áreas temáticas. Cada trabalho terá como tempo de apresentação o mínimo de 8 minutos e máximo de 12 minutos, havendo 5 minutos extras aberto para perguntas ao final de cada apresentação oral.

O estudante deve utilizar como base o MODELO de apresentação disponível. Não é permitido retirar os logos e escritas inseridos no superior dos slides, assim como o rodapé. Utilizar os slides com as Normas Gerais da apresentação.

O número de slides fica a critério do estudante, mas é importante considerar o tempo de aproximadamente 1 minuto para cada slide na montagem da apresentação.

Os slides devem ser claros, priorizando, quando possível, FIGURAS, ESQUEMAS, TABELAS, GRÁFICOS e QUADROS. É permitido o uso de animações ou vídeos na apresentação, dentro do limite do tempo.

Deve-se, sempre que necessário, referenciar as afirmações.

• A submissão não foi publicada ainda, nem está em consideração para publicação por outra conferência (ou oferecer explicações no campo Comentários ao Diretor);
    • O arquivo de submissão está no formato PDF;
    • Os nomes dos autores foram REMOVIDOS, não havendo qualquer referência aos autores do trabalho.