Última alteração: 2022-10-17
Resumo
O presente artigo tem como finalidade analisar e buscar compreender os impactos no funcionamento das empresas e na logística de entrega em decorrência da crise causada pela pandemia de Covid-19, mais especificamente no Brasil nos anos de 2020 e 2021. Durante tal período de quarentena, ainda que flexibilizado, os comércios foram duramente afetados pelas restrições impostas aos mesmos e outra modalidade ganhou ainda mais força, o e-commerce, isto é, a compra online. Consequentemente, o número de entregas também cresceu. O presente artigo busca contribuir para um melhor entendimento de uma situação real acerca das mudanças provocadas pela pandemia no que se refere ao comércio brasileiro e setores como operações de última milha das organizações, funcionamento, vendas e entre outros.
Utilizou-se de dados secundários e análise de projetos já publicados como metodologia para alcance dos objetivos propostos. O trabalho também analisa outras formas de entrega foram muito utilizadas após a situação destacada, bem como, bicicletas, veículos autônomos, as tradicionais vans, entregas por aplicativos e até mesmo drones e pequenos droids e conclui-se que alguns dos modais alternativos sugeridos serão uma tendência real e viável para os próximos anos no comércio brasileiro.