Sistema Online de Conferências - IFMG Campus Bambuí, Seminário de Iniciação Científica (SIC) 2022

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DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO CONTEXTUALIZADO DA TABELA PERIÓDICA
Francielly Caroline Chaves Ribeiro, Alda Ernestina dos Santos, Vássia Carvalho Soares

Última alteração: 2022-08-23

Resumo


Um dos principais desafios do ensino de Química continua sendo a motivação dos estudantes, o que se deve em parte ao distanciamento entre o que se ensina em sala de aula e o cotidiano dos alunos. Neste sentido, se faz necessária uma abordagem cada vez mais contextualizada dos conteúdos de Química, a qual pode ser facilitada pelo uso de recursos educacionais digitais diversos. Dentre os recursos educacionais disponíveis no ambiente web os Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA) representam uma ferramenta importante no ensino das mais diversas disciplinas. O uso de OVA tem sido cada vez mais comum no ensino de Química e se tornado uma estratégia didática que traz inúmeros benefícios ao processo de ensino-aprendizagem desenvolvendo no aluno habilidades importantes como a capacidade de compreensão e argumentação, além do domínio de conceitos e familiarização com a linguagem científica, o que torna esses recursos cada vez mais úteis como materiais didáticos complementares. Na busca por um ensino de Química cada vez mais atrativo e pautado na contextualização, este trabalho teve por objetivo o desenvolvimento de um OVA, tendo por base uma Tabela Periódica interativa contendo curiosidades sobre os 118 elementos químicos existentes, de forma a contribuir para um ensino mais contextualizado da Tabela Periódica. O OVA desenvolvido foi publicado e disponibilizado na web sob a forma de um e-book de acesso gratuito. Após o desenvolvimento e disponibilização no ambiente web o OVA foi avaliado quanto a diferentes critérios por 53 professores de Química atuantes em níveis de ensino que vão desde o Ensino Fundamental à Pós-Graduação. Os professores participantes consideraram o OVA funcional e de fácil utilização. Além disso, 98,1% dos professores afirmaram que recomendariam o uso do OVA para alunos e outros professores e 96,2% deles confirmaram o seu interesse em utilizar o OVA em sua prática pedagógica. Os resultados da avaliação sugerem uma boa aceitabilidade do material pelos professores, que apontaram o OVA como um recurso de grande utilidade no ensino da tabela periódica.


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