Última alteração: 2022-11-08
Resumo
Acreditando que a integração entre conteúdos e disciplinas é um dos caminhos para se obter uma aprendizagem significativa, principalmente, em cursos de ensino médio que são integrados ao ensino técnico, esta pesquisa pretende evidenciar caminhos para tornar viável a integração entre as disciplinas que compõem o currículo do curso Técnico Integrado em Edificações do IFMG - Campus Santa Luzia. Para isso, organizou-se um grupo de pesquisa com docentes de várias áreas do curso citado para se analisar as possibilidades e potencialidades de integração das disciplinas que compõem o currículo do curso. O desenho metodológico deste trabalho abrange várias etapas, quais sejam: i) análise do currículo e do conteúdo programático das disciplinas ministradas no curso Técnico Integrado em Edificações do IFMG – Campus Santa Luzia; ii) rastreamento de temáticas e de assuntos de convergência entre as disciplinas, iii) realização de entrevistas com docentes do curso, iv) Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Digital (OADs) e de projetos orientados pela metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e v) hospedagem dos materiais criados e da descrição do percurso da pesquisa em um endereço eletrônico. Esta pesquisa, portanto, tem como objetivo a criação de estratégias integradoras que possibilitem a concepção de OADs e de projetos de integração, pautados na ABP. Além desses produtos, esta pesquisa também apresentará como resultado um relatório que descreverá/analisará o próprio percurso da pesquisa. Todos os materiais produzidos serão hospedados em endereço eletrônico, compartilhando os resultados dessa experiência com a comunidade mais ampla, o que poderá inspirar novas ações de mesma natureza em outras instituições. Portanto, trata-se de uma pesquisa aplicada ao ensino que também tem um viés extensionista. Os resultados, até o momento, sinalizam que os workshops de integração entre os docentes, as planilhas que mostram os temas de convergências entre disciplinas e conteúdos, os relatos dos estudantes-pesquisadores e os estudos de experiências de sucesso no Brasil e no mundo permitirão a elaboração de projetos orientados pela ABP e de materiais concretizados na forma de OAD.