Sistema Online de Conferências - IFMG Campus Bambuí, Seminário de Iniciação Científica (SIC) 2022

Tamanho da fonte: 
INVESTIGANDO POSSIBILIDADES E POTENCIALIDADES DE INTEGRAÇÃO ENTRE CONTEÚDOS E DISCIPLINAS NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM EDIFICAÇÕES DO IFMG - CAMPUS SANTA LUZIA
Gabriele Cristine Carvalho, Daniel Nunes Carvalho, Francisco Barbosa de Macedo, Allan Rodrigo Fonseca Teixeira, Denise Lages Floresta, Érika Lima Martins Cindra, Felipe Monteiro Lima, Hudson Rosemberg Poceschi e Campos, Lilian Maria Santos Carneiro Cavalcanti, Lucélia Aparecida Radin, Mariana Dias Gois, Neilson José Silva, Patrícia Santos Alves Sales, Paulo Roberto Vieira Júnior, Simone Guimaraes Matheus, Simone Maria Santos, Tales Bedeschi Faria, Gustavo Luiz Souza Ribeiro, Layssa Maia de Sá, Mariane Ribeiro Tristão, Rafaela Beatriz Silva Luz, Thiago Alexandre Almeida

Última alteração: 2022-11-08

Resumo


Acreditando que a integração entre conteúdos e disciplinas é um dos caminhos para se obter uma aprendizagem significativa, principalmente, em cursos de ensino médio que são integrados ao ensino técnico, esta pesquisa pretende evidenciar caminhos para tornar viável a integração entre as disciplinas que compõem o currículo do curso Técnico Integrado em Edificações do IFMG - Campus Santa Luzia. Para isso, organizou-se um grupo de pesquisa com docentes de várias áreas do curso citado para se analisar as possibilidades e potencialidades de integração das disciplinas que compõem o currículo do curso. O desenho metodológico deste trabalho abrange várias etapas, quais sejam: i) análise do currículo e do conteúdo programático das disciplinas ministradas no curso Técnico Integrado em Edificações do IFMG – Campus Santa Luzia; ii) rastreamento de temáticas e de assuntos de convergência entre as disciplinas, iii) realização de entrevistas com docentes do curso, iv) Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Digital (OADs) e de projetos orientados pela metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e v) hospedagem dos materiais criados e da descrição do percurso da pesquisa em um endereço eletrônico. Esta pesquisa, portanto, tem como objetivo a criação de estratégias integradoras que possibilitem a concepção de OADs e de projetos de integração, pautados na ABP. Além desses produtos, esta pesquisa também apresentará como resultado um relatório que descreverá/analisará o próprio percurso da pesquisa. Todos os materiais produzidos serão hospedados em endereço eletrônico, compartilhando os resultados dessa experiência com a comunidade mais ampla, o que poderá inspirar novas ações de mesma natureza em outras instituições. Portanto, trata-se de uma pesquisa aplicada ao ensino que também tem um viés extensionista. Os resultados, até o momento, sinalizam que os workshops de integração entre os docentes, as planilhas que mostram os temas de convergências entre disciplinas e conteúdos, os relatos dos estudantes-pesquisadores e os estudos de experiências de sucesso no Brasil e no mundo permitirão a elaboração de projetos orientados pela ABP e de materiais concretizados na forma de OAD.


Texto completo: PDF  |  INFOGRÁFICO