Sistema Online de Conferências - IFMG Campus Bambuí, Seminário de Iniciação Científica (SIC) 2022

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A INTERDISCIPLINARIDADE E O CURRÍCULO REFERÊNCIA DE MINAS GERAIS A PARTIR DA LEI Nº 13.415/17 E DA BNCC
KATIA REGINA DE SA, César Augusto Alves dos Santos, Thamara Alves Pereira, Diego Alves Oliveira, Claudia Motta da Rocha Naves, Leonardo Marques Soares, Sandra Cristina de Medeiros

Última alteração: 2022-09-12

Resumo


As diretrizes apresentadas no Currículo Referência de Ensino Médio (CREM), parte integrante do Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG), orientam a construção de projetos pedagógicos referenciados na interdisciplinaridade, impondo a necessidade de maior aproximação entre os componentes curriculares que compõem as diferentes áreas do conhecimento. As novas normativas presumem mudanças nos arranjos curriculares que afetarão o trabalho docente e os processos de ensino e aprendizagem das escolas da rede estadual. Com o intuito de acompanhar o processo de reorganização curricular em curso, o objetivo da pesquisa é investigar as estratégias empregadas na efetivação da interdisciplinaridade expressas no CREM a partir da Lei nº 13.415/17 e da BNCC. A metodologia se concentra na análise documental das prescrições curriculares. O corpus da análise documental é composto por três documentos:  o Parecer Nº 278/SEE/CEE/2021; a Resolução CEE Nº 481/2021, e o CRMG. Os resultados apresentados neste resumo se referem ao estudo da fundamentação teórica e à análise documental das prescrições curriculares, previstos para a primeira fase da pesquisa. O Parecer Nº 278/2021 e a Resolução CEE Nº 481/2021 são documentos auxiliares que colaboram para o entendimento do processo de aprovação do CRMG pelo órgão normativo competente. O CREM se apresenta alinhado às normativas decorrentes da reforma do ensino médio, iniciada no ano de 2017 e demonstra uma forte tendência à concepção de interdisciplinaridade associada à integração curricular.  Em alguns excertos do CREM identificou-se uma submissão do Estado aos interesses do mercado de trabalho, principalmente nos tópicos referentes aos itinerários formativos. Contudo, o CRMG também denota uma atenção às demandas dos grupos minoritários e às questões identitárias das juventudes. Este resumo apresenta os resultados parciais e as considerações provisórias do trabalho desenvolvido até março de 2022. Este estudo é parte integrante da pesquisa “A interdisciplinaridade e o Currículo Referência de Minas Gerais a partir da Lei nº 13.415/17 e da BNCC no contexto das escolas-piloto da rede estadual”, com término previsto para dezembro de 2022.

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