Sistema Online de Conferências - IFMG Campus Bambuí, Seminário de Iniciação Científica (SIC) 2022

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DESENVOLVIMENTO DE UM EQUIPAMENTO PARA INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS NAS AULAS DE QUÍMICA EXPERIMENTAL
Marco Antônio da Silva, Bruno Alberto Soares Oliveira, Meryene de Carvalho Teixeira

Última alteração: 2022-09-22

Resumo


A falta de materiais adaptados para estudantes que possuem deficiência visual minimiza a chance de abrangência dos conhecimentos, incluindo as ciências. Quando se fala na área das ciências logo pensa-se em laboratórios. Como um não-vidente pode ser inserido nesse ambiente completamente visual? Assim, dada essa questão, o presente artigo tem como foco a problemática da inclusão de deficientes visuais em laboratórios de química e como objetivo a construção de um medidor de pH acessível a deficientes visuais. Dentre os diversos equipamentos e vidrarias presentes escolheu-se o medidor de pH por ser de extrema utilização não somente durante as aulas, mas também em laboratórios de diversas áreas. Foi considerado que com a criação de equipamentos de medição de pH de baixo custo, esses estudantes poderão ter um maior acesso e autonomia não somente às áreas de estudo, mas também uma abertura para campos de trabalho antes não almejados. Os autores consideram que será possível uma inclusão efetiva dos nãovidentes em laboratórios com um acesso seguro, prático e autônomo. O desenvolvimento do protótipo tem como módulo principal a plataforma arduino, em que seu desenvolvimento foi dividido em 9 passos, sendo eles a montagem de coleta de pH, a montagem do sistema de texto para fala, montagem do leitor de temperatura, montagem do menu, o acoplamento dos passos anteriores, programação do sistema de gerenciamento de dados, testes de consumo de energia e amplificador de som, escolha e montagem da fonte de alimentação, e, por fim, a montagem física do protótipo. O projeto está sendo desenvolvido e com a finalização de todas as etapas, o protótipo será testado por deficientes visuais. Até o presente momento esse teste ainda não foi realizado. Os resultados obtidos durante cada fase foram satisfatórios, sendo possível a medição do pH e a qualidade de áudio fornecida pelo sistema de texto para fala não necessitou de um amplificador de áudio. Além disso, foi possível a criação de um menu onde todas as funções de medição, calibração e a função de redefinição de fábrica foram vocalizadas. Foi adicionado um ajuste para volume no canto direito do pHmetro, no qual o não-vidente pode ajustar seu volume. Por fim, o equipamento foi inserido em uma caixa de acrílico com dimensões 12x12x6cm, onde o equipamento pode ser guardado a fim de manter sua integridade e praticidade. Ao final do projeto espera-se que o equipamento seja utilizado nos laboratórios do IFMG Campus Bambuí e que ele possa facilitar a inserção de deficientes visuais, a multiplicação da ideia com a confecção de outros equipamentos, além de ser gerador de ideias para demais áreas disciplinares.

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