Sistema Online de Conferências - IFMG Campus Bambuí, Seminário de Iniciação Científica (SIC) 2022

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A DINÂMICA DA NOMEAÇÃO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE OURO BRANCO/MG: RESGATE DA HISTÓRIA E DA MEMÓRIA CULTURAL LOCAL
Ana Paula Carvalho

Última alteração: 2022-11-14

Resumo


Este trabalho tem como objetivo apresentar resultados parciais da pesquisa intitulada “Tradição e memória cultural na toponímia urbana de Ouro Branco: os nomes de escolas públicas do município” que vem sendo desenvolvida no IFMG – campus Ouro Branco desde agosto de 2021. Com o intuito de resgatar e conhecer a história e a memória local, a pesquisa configura-se como a proposta de um estudo da toponímia urbana ouro-branquense a partir da análise da motivação dos topônimos relativos às escolas públicas – estaduais e municipais – de Ouro Branco - MG. Entenda-se por topônimo o nome dado a determinado lugar, seja acidente físico (rio, córrego, serra, etc.) ou humano (povoado, rua, capela, escola, etc.). Desse modo, vinculada ao eixo temático Educação Patrimonial, a proposta de trabalho se orienta pelos pressupostos teórico-metodológicos da Toponímia que, de acordo com Dick (1990), é o estudo da motivação dos topônimos, nomes próprios de lugares, isto é, enunciados linguísticos formados por um universo transparente significante que reflete aspectos culturais de um núcleo humano existente ou preexistente. Em outros termos, pretende-se mostrar que os topônimos, nesse caso específico, os nomes das escolas do município não foram e não são escolhidos aleatoriamente, pelo contrário, várias são as questões sociopolíticas e culturais que permeiam essas escolhas. Até o momento, já foram levantados os topônimos referentes a 23 instituições de ensino situadas no município. Desses nomes, 21 ou (91%) são homenagens a pessoas das quais os dados biográficos estão sendo investigados.  Espera-se, dessa forma, a partir da investigação toponímica proposta, contribuir para os estudos linguísticos que se pautam na inter-relação língua, cultura e sociedade, bem como conhecer aspectos sociopolíticos e culturais da época em que se deu a criação dessas escolas e recuperar informações a respeito da constituição do patrimônio cultural da comunidade, sobretudo no que se refere à história da educação no município.


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