Sistema Online de Conferências - IFMG Campus Bambuí, XI Seminário de Iniciação Científica do IFMG - SIC 2023

Tamanho da fonte: 
REDAÇÃO DO ENEM NOTA MIL: POR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Gláucia Carmo Xavier, Carla Araújo Barros, Samilly Caetano Gomes, Sthefanny Vitória Santos, Amanda Diniz Dias, Alcione Santos Ferreira

Última alteração: 2023-10-02

Resumo


A escrita da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem se tornado uma categoria cuja exploração e análise avançaram bastante. Desse modo, é plausível o investimento na construção de táticas educacionais voltadas ao ensino-aprendizagem da escrita da redação. Assim, esta pesquisa se justifica, uma vez que o IFMG-Campus Ribeirão das Neves oferta, desde 2020, um Curso de Redação do ENEM para alunos do Ensino Médio Técnico Integrado e vem tendo resultados significativos com a aprendizagem e evolução dos discentes que pretendem fazer o Exame. Com isso em vista, o projeto "Redação do Enem Nota Mil: por uma aprendizagem significativa" tem como principal objetivo a aprendizagem e desenvolvimento no que tange à compreensão do gênero textual dissertativo-argumentativo e, dessa forma, pretende levar os alunos do campus a alcançarem notas maiores na redação do ENEM. Para atingir tais objetivos, contamos com a orientação da docente Gláucia Xavier juntamente com uma equipe de professoras capacitadas e alunos bolsistas em constante treinamento que, por meio da análise da rotina dos estudantes, pelo levantamento empírico (análise das redações) e a criação de sequências didáticas/unidade de ensino, desenvolveram métodos que contribuíram para a adesão dos alunos ao projeto, tanto escrevendo redações, quanto participando das monitorias oferecidas pelos bolsistas. Logo, o curso demonstrou trazer muitos benefícios aos cursistas; por conseguinte, através dele, foi possível analisar a evolução individual da escrita de cada discente e, no decorrer do projeto, perceber a desmistificação da redação, pois os estudantes que tinham receio em confeccionar o texto perceberam que não se trata de algo complexo e, após essa percepção, conseguiram evoluir de maneira expressiva com a produção da escrita. Como resultados esperados, têm-se, após o processo de aprendizagem e aplicação do que o projeto propõe, várias mudanças significativas como o uso adequado da língua padrão, o uso de repertórios socioculturais, dentre outros aspectos importantes para uma produção eficiente da escrita e da construção textual dos alunos do Instituto Federal de Minas Gerais campus Ribeirão das Neves.

Texto completo: PDF