Sistema Online de Conferências - IFMG Campus Bambuí, XI Seminário de Iniciação Científica do IFMG - SIC 2023

Tamanho da fonte: 
Software para Gestão do Cotidiano Escolar à partir dos Estilos de Aprendizagem dos Alunos
Moisés Henrique Ramos Pereira, Laís Cabral de Freitas Fernandes, Evelyn Vitória Caetano Maestre

Última alteração: 2023-08-28

Resumo


O processo de ensino em turmas compostas por alunos com diferentes perfis de aprendizagem e históricos escolares é um desafio significativo para os educadores. Com o intuito de minimizar essa dificuldade, diversos estudos têm buscado desenvolver estratégias para modelar e identificar os estilos de aprendizagem dos alunos a fim de minimizar o gap semântico entre a forma do educador ensinar e a forma como o aluno aprende. Nesse contexto, este trabalho apresenta um projeto de software inovador que visa auxiliar a gestão escolar por meio da identificação automática dos estilos de aprendizagem dos alunos de uma instituição de ensino. O objetivo principal desse projeto é fornecer suporte educacional personalizado, baseado em uma abordagem atualizada e ampliada, utilizando inventários de estilos de aprendizagem como N-ILS e Kolb. Um estudo de caso está sendo conduzido com estudantes do IFMG Campus <Nome protegido para revisão> com base em dados coletados de turmas do ensino técnico, bem como da elaboração de coleta de dados dos cursos de graduação e pós-graduação. O sistema proposto, atualmente implantado como protótipo para testes em um servidor do próprio campus, consegue identificar os estilos de aprendizagem dos alunos e alunas de forma automática e fornecer para esses estudantes uma síntese desses dados com os indicadores gerados pelo N-ILS. Atualmente está em implementação um módulo do sistema que permitirá a sumarização desses dados por turma a fim de permitir que os servidores consultem as sugestões para confecção dos tipos de materiais didáticos, métodos e abordagens mais indicados para cada turma a partir de infográficos com os indicadores gerados pelo N-ILS e também de Kolb. Além de promover a reflexão e o autoconhecimento por parte dos estudantes, a aplicação disponibilizará informações relevantes aos professores no momento de elaboração das aulas, permitindo que eles identifiquem os estilos de aprendizagem predominantes em suas turmas. Paralelamente, os servidores do setor de apoio pedagógico poderão visualizar os alunos cujos estilos de aprendizagem não são predominantes nas turmas com o intuito de convidá-los e acompanhá-los em momentos de reforço escolar. Para garantir a integridade dos dados e evitar desencontros de informações, o fluxo de matrícula e rematrícula dos alunos será integrado aos formulários de cada inventário utilizado pelo sistema proposto. Essa integração permitirá uma geração precisa dos indicadores e uma atualização automática dos dados relevantes. Resultados preliminares obtidos com os dados anteriores das turmas do ensino técnico revelaram a existência de estilos de aprendizagem distintos entre as turmas e os alunos. A maioria dos respondentes relatou estar acostumada com aulas expositivas, mas demonstrou aprender mais quando dispõe de um tempo maior para a escrita durante as aulas, além da utilização de exemplos.

Texto completo: PDF