Sistema Online de Conferências - IFMG Campus Bambuí, XI Seminário de Iniciação Científica do IFMG - SIC 2023

Tamanho da fonte: 
COMO ESTÁ O APRENDIZADO DO VERBETE SUSTENTABILIDADE ENTRE OS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL DA EJA DO MUNICÍPIO DE OURO PRETO, MINAS GERAIS?
Pedro Luiz Teixeira Camargo, Gleizielle Miriã Cândido Valentim, Ana Júlia Ferreira Almeida da Silva, Vinícius Bertulino Santos Gomes, Diego Souza Rodrigues, Igor Rafael Torres Santos

Última alteração: 2023-08-15

Resumo


Nos últimos tempos, a sociedade tem vivenciado grandes colapsos com a natureza, grande parte desses impactos não são somente os relacionados aos fenômenos climáticos, mas também intervenções de ações humanas resultando em devastações ao redor do planeta. Os estudos relativos à educação ambiental (EA) mostra-se necessário para a sociedade, despertando a importância da preservação do nosso planeta, melhorando a qualidade de vida. Diante disso através de confecção de mapas conceituais realizados por alunos de 6º ao 9º anos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas municipais do município de Ouro Preto, Minas Gerais foi possível analisar o entendimento destes alunos sobre o domínio “sustentabilidade”. 66,86% do total das respostas citadas pelos estudantes não apresentavam sentido direto com a palavra “sustentabilidade”. Assim, com base nos resultados apurados, é possível compreender que a aparente ausência de compreensão do domínio averiguado comprova a necessidade de uma melhor abordagem da temática em questão, em especial com a alteração curricular realizada pela Secretaria de Educação do município que diminuiu as aulas de Ciências e Geografia sem motivo legal aparente.

Texto completo: PDF