Tamanho da fonte:
COMO ESTÁ O APRENDIZADO DO VERBETE SUSTENTABILIDADE ENTRE OS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL DA EJA DO MUNICÍPIO DE OURO PRETO, MINAS GERAIS?
Última alteração: 2023-08-15
Resumo
Nos últimos tempos, a sociedade tem vivenciado grandes colapsos com a natureza, grande parte desses impactos não são somente os relacionados aos fenômenos climáticos, mas também intervenções de ações humanas resultando em devastações ao redor do planeta. Os estudos relativos à educação ambiental (EA) mostra-se necessário para a sociedade, despertando a importância da preservação do nosso planeta, melhorando a qualidade de vida. Diante disso através de confecção de mapas conceituais realizados por alunos de 6º ao 9º anos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas municipais do município de Ouro Preto, Minas Gerais foi possível analisar o entendimento destes alunos sobre o domínio “sustentabilidade”. 66,86% do total das respostas citadas pelos estudantes não apresentavam sentido direto com a palavra “sustentabilidade”. Assim, com base nos resultados apurados, é possível compreender que a aparente ausência de compreensão do domínio averiguado comprova a necessidade de uma melhor abordagem da temática em questão, em especial com a alteração curricular realizada pela Secretaria de Educação do município que diminuiu as aulas de Ciências e Geografia sem motivo legal aparente.
Texto completo:
PDF