Sistema Online de Conferências - IFMG Campus Bambuí, XI Seminário de Iniciação Científica do IFMG - SIC 2023

Tamanho da fonte: 
ESTUDO DE ALTERNATIVAS PARA MELHORIA DO DESEMPENHO TÉRMICO ENERGÉTICO DO PRÉDIO DE ENSINO DO IFMG - CAMPUS GOVERNADOR VALADARES
Vinícius Wilk Bezerra Rezende, Kyssilla Cristina Savelli Silva, Marcella Mendes Pessoa Rodrigues, Bruno Oliveira da Silva, Carolyne Amélia Assis Ávila

Última alteração: 2023-08-28

Resumo


A preocupação por engenheiros, arquitetos e demais profissionais da área da construção civil, relacionada com as questões de sustentabilidade da edificação, conforto térmico e desempenho energético, faz com que, cada vez mais, apareçam novos estudos que visam melhorar essas condições de forma sustentável e ecoeficiente. Esses estudos estão voltados para a utilização de novos materiais, detalhes arquitetônicos e técnicas construtivas que favoreçam a ventilação natural, a produção de energia solar e o reaproveitamento da água, reduzindo assim, a utilização de ventilação mecânica através do uso de ar condicionado, o alto consumo de energia elétrica e o desperdício de água. O grau de satisfação e o conforto térmico do usuário no ambiente se tornou um dos principais fatores a serem levados em conta no momento da construção, principalmente em cidades com elevadas temperaturas ao longo do ano. O Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares (IFMG-GV) conta com uma grande quantidade de alunos e professores, distribuídos em cursos técnicos, superiores e de pós-graduação. Estes fazem uso das salas no prédio de ensino ao longo do dia nos turnos matutino, vespertino e noturno. Este estudo se justifica pelo clima quente considerado na cidade de Governador Valadares, a quantidade de usuários que usufruem do prédio de ensino e a busca por melhor conforto térmico. O estudo objetivou realizar um diagnóstico das condições atuais de conforto térmico e desempenho energético das salas de aula no IFMG - GV, seguindo os parâmetros estabelecidos pela NBR 15.575 - Parte 1 que trata do desempenho das edificações. Para isso, a metodologia adotada foi: estudos bibliográficos acerca da temática; aprendizado dos softwares SketchUp, OpenStudio e EnergyPlus; análise de projetos e caracterização dos materiais utilizados na obra; simulações computacionais e análise dos resultados obtidos. Conforme resultados apresentados, concluiu-se que as salas de aula são as mais impactadas com a temperatura média do ambiente, ultrapassando cerca de 2ºC da temperatura média indicada como referência da norma técnica para o espaço analisado. A simulação das condições reais e os dados obtidos possibilitaram a elaboração de uma proposta com duas alternativas (tinta refletiva e janela de correr) que poderão ser aplicadas e contribuirão com a melhoria da condição termo energética atual do prédio.



Texto completo: PDF