Última alteração: 2023-08-21
Resumo
Este artigo é um recorte da pesquisa “Programa de pesquisas narrativas: das memórias da aprendizagem e dos mundos do trabalho” que coleta histórias orais de servidores e servidoras para o Centro de Memória de um Instituto Federal. A investigação tem como epicentro as pessoas, suas histórias, vivências, impressões, acompanhadas de suas aprendizagens do / no lócus do trabalho. As narrativas orais são dinâmicas, pois em reciprocidade, lançam a vida para dentro da própria história e isso alarga o campo de ação, além de trazer história para dentro da comunidade e extrair a história de dentro da comunidade (THOMPSON, 1992). Desta forma, a metodologia de coleta e análise de narrativas possibilita-nos observar algumas dimensões dos mundos do trabalho em que os entrevistados vivem e como os sentidos são construídos por eles em relação a sua vida e a sua profissão. Além disso, nessa pesquisa, a sistematização da memória institucional, é vista como uma ferramenta de comunicação, de fortalecimento da marca e de potencial para o aprimoramento do relacionamento das instituições com seus públicos e com a sociedade (OLIVEIRA, 2019). Os dados foram coletados em um campus do IFMG por meio de entrevistas semiestruturadas com servidores da área de Gestão de Pessoas, e do setor gráfico e os resultados apontam para uma ressignificação dos papeis desempenhados e atribuídos ao mundo do trabalho no contexto escolar e tornam explícitas as percepções, desejos e desafios sobre o processo de constituição dos Institutos Federais.