Tamanho da fonte:
PROPOSTAS DE ENSINO DE FÍSICA A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA FREIRIANA
Última alteração: 2023-08-28
Resumo
Trata-se de um estudo exploratório qualitativo cujo objetivo geral foi elaborar um portfólio com sugestões de aulas compostas por material didático e métodos que sirvam de ponto de partida para aulas de Física que mobilizem os estudantes a interagirem com o conhecimento a ser construído em salas de aula de escolas públicas. Como objetivos específicos buscamos: realizar um levantamento de pesquisas sobre os desafios relacionados ao ensino de Física; construir sequências didáticas para o ensino de Física a partir de elementos do “Método Freire”; e construir ou adaptar propostas de material didático para o ensino de Física que simulem experimentos relacionados a fenômenos Físicos que possam ser utilizados em uma sala de aula comum. Essa pesquisa se justifica pela necessidade de apresentarmos caminhos aos professores e futuros professores de Física para aulas que proporcionem uma aprendizagem ativa e significativa aos estudantes. Os desafios apresentados pelo levantamento bibliográfico apontam que o ensino de Física tem ocupado um lugar cada vez menos importância nos currículos escolares; teve sua carga-horária reduzida significativamente, tem focado no formalismo matemático e pouco nos conceitos; está desatualizado, por exemplo (MOREIRA, 2018-2021; TONET, LEONEL, 2019; DIAS, GOMES E RABONI, 2020). Diante dessa realidade, partimos da concepção Freiriana de aulas dialógicas, reflexivas, críticas e participativas para elaborar sequências didáticas que podem ser adaptadas pelos professores, considerando as características de suas turmas e comunidades escolares. Ao todo, produzimos propostas de aulas para introdução ao ensino de Física, Mêcanica, Termodinâmica, Ondas, Ótica e Eletromagnetismo. Cada sequência didática tem em torno de 4 aulas que exploram “temas geradores” visando o levantamento do conhecimento prévio dos estudantes sobre o conteúdo estudado e atividades teórico-práticas. As sequências também contam com material didático associado, visando observação e análise de fenômenos relacionados as grandes áreas da Física citadas, como forma de vivenciar práticas científicas em escolas que não dispõem de laboratórios para tal, e promover a interação dos estudantes com a Física de forma a favorecer a apropriação dos conceitos estudados.
Texto completo:
PDF