Sistema Online de Conferências - IFMG Campus Bambuí, XI Seminário de Iniciação Científica do IFMG - SIC 2023

Tamanho da fonte: 
CALIEMT: CORPUS DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO
Shirlene Bemfica de Oliveira, Matheus Emmanuel Ferreira da Silva, Pedro Aquiles Mazon Araujo

Última alteração: 2023-08-21

Resumo


Este projeto de pesquisa tem como objetivo organizar o Corpus de Aprendizes da Língua Inglesa do Ensino Médio Técnico (CALIEMT). O CALIEMT é um corpus oral (transcrições) e escrito (textos dos alunos) construído por alunos de língua inglesa do Ensino Médio Técnico. A proposta traz abordagem heurística para o ensino de Inglês no âmbito da escola técnica integral onde os alunos discutem temas transversais e escrevem textos na língua inglesa em uma atmosfera animada de discussão e descoberta acadêmica genuína, confirmando a velha máxima latina ‘Docendo discimus’ (Ensinando aos outros, aprendemos). Esta abordagem de Multiletramentos é promovida por meio de aulas que focam no desenvolvimento das habilidades integradas (reading, writing, listening, speaking), e na análise e produção de textos orais e escritos de diversos gêneros que demonstram o posicionamento crítico dos alunos sobre temas transversais. A pesquisa visa tornar o ensino de idiomas mais orientado pelos dados (data-driven) e o processo de aprendizagem mais centrado no aluno que pode aprender por descoberta de padrões linguísticos, pelo uso do computador e suas ferramentas (Computer-Assisted Language Learning - CALL), enfatizando o pensamento crítico e a metacognição dos alunos. Os textos serão produzidos individualmente, em pares e em grupos e são disponibilizados a comunidade científica e aos alunos no formato eletrônico. Os dados para a pesquisa são coletados presencialmente em salas de aula e à distância por meio de atividades propostas na plataforma Moodle e com o uso da ferramenta Google Forms.. A justificativa para a construção de um corpus desta natureza é dupla. Em primeiro lugar, as pesquisas com corpora acadêmicos existentes parecem atender predominantemente para estudantes de nível universitário. Em segundo lugar, permeia na raridade deste tipo de corpus e no fato de que a maioria dos corpora de aprendizes existentes serem construídos para identificar áreas problemáticas de falantes jovens e não nativos. O propósito da construção do CALIEMT é fornecer aos pesquisadores (como fonte de consulta) e aos alunos do ensino médio um conjunto de textos acadêmicos, em inglês, escritos por seus pares que se concentrariam na detecção de padrões de vocabulário, sintaxe, gramática e estilo na escrita dos alunos adolescentes. Dessa forma, o valor do corpus estaria mais vinculado ao processo de construção textual dos alunos.

 


Texto completo: PDF