Última alteração: 2019-12-16
Resumo
A física é uma ciência que muitas vezes lida com conceitos abstratos dentro do universo de um estudante do ensino médio, por isso se seu ensino for dinâmico ele pode ser mais eficaz do que o ensino estático do modo tradicional. Em razão disso esse trabalho propõe metodologias lúdicas para uma melhor compreensão de conceitos de Física e para tentar proporcionar uma alfabetização científica de forma prazerosa. Os jogos são uma realidade da vida de um estudante do ensino médio, pensando nisso a proposta lúdica, busca verificar a capacidade do jogo Angry Birds, como ferramenta no processo de ensino, com os estudantes do 1º ano do ensino médio integrado de um instituto federal, em minas gerais. Para a utilização dessa metodologia, foram utilizados um teste para fins de coleta de dados, no qual teve duas aplicações. As aulas foram ministradas no âmbito de competição e resolução de problemas e o docente trabalhava no meio da mediação do processo. Analisando os resultados, notamos que depois da aplicação do teste e feita a comparação a turma teve uma evolução de 20% de acertos. Por fim, notou-se que essa metodologia com o jogo, voltada para o ensino lúdico, proporcionou uma melhor visualização dos conceitos da cinemática para os estudantes, mas que necessita de uma maior preparação e de um maior tempo por parte do professor.