Última alteração: 2019-11-13
Resumo
O atendimento é o marketing direto de uma organização e um dos principais pilares para a satisfação do cliente, que, se não satisfeito, tende a transferir suas compras para a concorrência e, ainda, influenciar negativamente possíveis consumidores a não frequentarem determinado comércio. Levando em consideração esse fator, a seleção, o treinamento e a capacitação dos atendentes devem fazer parte de uma estratégia de marketing eficaz, para atender às exigências dos clientes e, consequentemente, alcançar os objetivos propostos pelas organizações. Visando este aspecto, o presente estudo de caso teve o propósito de analisar a percepção da qualidade do atendimento nas papelarias do município de Bambuí-MG, na ótica dos alunos dos cursos superiores do IFMG-Campus Bambuí. Para isso, foram feitas pesquisas bibliográficas relacionadas ao marketing, atendimento e satisfação. Os resultados revelaram um percentual de satisfação relevante dos alunos em relação ao atendimento, e foi possível perceber, também, que as papelarias sofrem com o crescimento do mix de produtos dos concorrentes indiretos.