Última alteração: 2019-12-06
Resumo
Existe hoje uma busca constante por novos métodos de ensino que tem como objetivo minimizar a dificuldade no aprendizado de Ciências Exatas, para eliminar a desigualdade com que os alunos ingressam no ensino superior, diminuir a evasão e democratizar a educação. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um objeto virtual de aprendizagem para o ensino de química feito em Unity3D, em conjunto com os softwares de modelagem e animação Blender e MakeHuman. A modelagem do software foi feita utilizando UML, e a programação foi desenvolvida em C#, com o uso de MonoDevelop. Foi implementado um jogo de escape onde a personagem deve se mover pelos ambientes do jogo e solucionar quebra-cabeças relacionados ao conteúdo de química abordado, com a finalidade de estimular a aprendizagem do usuário. Como resultado este trabalho traz significativas contribuições para a sociedade uma vez que possibilita a inclusão digital e tem como base o despertar do interesse pela ciência, através da unificação de estudo e da diversão, utilizando dos jogos virtuais que são hoje tão presentes no cotidiano destes jovens. E com base nas ideias pedagógicas construtivistas construídas a partir das ideias do biólogo Jean Piaget, pode-se concluir que um jogo educativo, devidamente selecionado e monitorado por um professor apto, pode ser uma ótima forma de ensino e aprendizagem.